Escolha uma Página

De todos os órgãos presentes no nosso corpo, a pele é o maior deles. Representando 15% do nosso peso corporal, é composta por 03 camadas:

Epiderme: é a camada mais externa. Sua principal função, é a proteção do organismo. Como impede a entrada de microrganismos, e se regenera, podemos comparar a epiderme a uma armadura biológica de nosso corpo. A camada mais profunda da epiderme é o estrato basal, que produz constantemente novas células pela divisão celular. Essas são também responsáveis pela constante regeneração de nossa pele, por meio de novas células sendo empurradas gradualmente para cima, em direção à superfície, levando em torno de sete dias para alcançar esse ponto e, desse modo, se tornando parte da proteção externa do corpo;

Derme: trata-se da camada intermediária, constituída por um tecido fibroso (colágeno). Dentro dela existem os vasos sanguíneos, os nervos, glândulas e folículos pilosos). A superfície da derme, que se mistura com a epiderme, é ondulada e irregular, com células chamadas papilas. A base da derme é menos claramente definida à medida que se mistura com o tecido subcutâneo, o qual contém tecido conectivo e tecido adiposo e auxilia a ancorar a pele ao músculo e ao osso;

Hipoderme: camada mais profunda, tem como principal função o armazenamento de nutrientes de reserva. Funciona também como um isolante térmico e proteção mecânica a pressões e traumas externos.

Quando começamos a envelhecer, existe uma perda gradativa de colágeno, o que gera uma redução da elasticidade e espessura da epiderme. Os primeiros sinais de envelhecimento, desse modo, aparecem em nossa pele, o que significa que a barreira que nos protege do ambiente externo já não é tão eficiente como antes, e devemos prestar atenção para proporcionar o cuidado necessário.

Vale ressaltar que o envelhecimento da pele é um processo completamente natural e normal de todo o ser humano, afinal, o nosso organismo não permanece intacto, ele vai sofrendo alterações, perdendo determinadas características, como no caso da derme, a elasticidade e o brilho, dando lugar a uma pele mais seca, sensível, enrugada e “pálida”.

Desse modo, existem fatores no decorrer de nossas vidas que podem contribuir ou prejudicar a saúde da pele, fazendo com que os efeitos da idade apareçam mais cedo ou mais tarde. Alguns desses são: a constituição genética, fatores ambientais (excesso de exposição solar e poluição), má alimentação, tabagismo, entre outros, que podem resultar em surgimento de lesões benignas, pele mais seca e surgimento de úlceras varicosas ou venosas.

Portanto, lembre-se de tomar bastante água, pois o líquido é indispensável para a saúde da pele. Outra maneira de manter a pele saudável e protegida é com o uso de hidratantes, sabonetes neutros, uso diário de protetor solar, mantendo assim uma rotina de cuidados diária da pele, protegendo-a da evaporação excessiva de água e de outros microrganismos.

E claro, busque a ajuda de um profissional capacitado para sanar todas as suas dúvidas, e para que tenha uma orientação adequada de acordo com o seu tipo de pele e com o que ela precisa.